As eleições autárquicas e a reutilização dos livros escolares
Estamos no advento de novas eleições e os autarcas ou candidatos ao lugar preparam-se para tirar da naftalina os seus fatos de Pai Natal.
A exemplo de anteriores períodos eleitorais todos aguardamos o festival de inaugurações à pressa, as visitas às feiras onde as “personalidades” aparecerão com grandes sacos vermelhos cheios de chapéus, canetas e t’shirts, e proféticos discursos sobre um futuro sem crise repletos de promessas tão reais quanto o velho gordo das barbas brancas.
A conta do festim chegará mais tarde e na falta de um verdadeiro Pai Natal quem a pagará somos nós!
Aos autarcas e candidatos o movimento reutilizar.org lança o desafio de incluírem nos seus programas eleitorais a instalação de bancos municipais de partilha de livros escolares.
Para as Autarquias que actualmente já oferecem livros escolares a todos os alunos sugerimos que substituam esse encargo de centenas de milhar de euros anuais pelo “investimento” em Bancos de partilha de livros escolares usando eventualmente o dinheiro que poupam para financiar as famílias mais carenciadas na aquisição de livros novos ou adoptados pela primeira vez.
Desta forma não só estarão a apoiar verdadeiramente TODAS as famílias poupando-lhes anualmente uma boa maquia como estão a colaborar na educação e consciencialização ambiental dos mais jovens.
O movimento reutilizar.org promete estar atento e promover as boas práticas neste capítulo.
Henrique Trigueiros Cunha
www.reutilizar.org – Movimento pela reutilização dos livros escolares
Sem comentários:
Enviar um comentário