sábado, 22 de dezembro de 2012

As que fazem greve! Empresas públicas devem 49 mil milhões

As empresas do Sector Empresarial do Estado deviam em 201 49 mil milhões de Euro.
A divida das empresas do setor empresarial do Estado (SEE) ascendia, no final de 2011, a 49,255 mil milhões de euros, tendo crescido cerca de 6 mil milhões apenas esse ano, segundo o Anuário do Setor Empresarial do Estado e Setor Empresarial Regional relativo a 2011, elaborado pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OROC), com o apoio do Tribunal de Contas.
A dívida à banca destas empresas ascendia a 24,9 mil milhões no ano em apreço, sendo a dívida de curto prazo a fornecedores superior a 9 mil milhões de euros, descreve a Lusa.
As dez maiores empresas públicas aumentaram em 2011 os respetivos passivos em 4, 453 mil milhões de euros refere o mesmo estudo, sendo que o endividamento líquido - diferença entre passivo e dívida a receber -, do SEE ascendia em dezembro do ano passado a 32,5 mil milhões de euros.
O endividamento é, de resto, o maior problema no desempenho do setor, com o nível muito elevado dos custos financeiros, na ordem dos 1,38 mil milhões, apenas em 2011, a ser determinante no mau desempenho global dos resultados financeiros do SEE. O setor empresarial regional (SER) da Madeira suportou custos financeiros de 62 milhões de euros e o SER dos Açores 50 milhões de euros.
De uma maneira global, o setor viu crescer o volume de capitais próprios negativos, com os passivos a aumentarem de forma significativa em relação aos ativos, e ascendiam a 30 o número de empresas do universo empresarial do Estado falência técnica no final do ano passado, sendo que entre estas, 18 eram hospitais EPE. Eram oito as empresas falidas no SER da Madeira e 6 do SER dos Açores.

Sem comentários:

Enviar um comentário