quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Mais uma fraude no SNS

Não é por o SNS ser público que não está sujeito a fraudes. Nos últimos tempos têm vindo a público muitas fraudes que, estou em crer, para sempre ficariam no segredo do sistema se não fossem as regras de regulação, concorrência e controle que têm vindo a ser tomadas. 
Num comunicado divulgado nesta quinta-feira o Ministério da Saúde esclarece que “as referidas detenções têm na base, mais uma vez, suspeitas de emissão de receituário falso relativo a medicamentos altamente comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde”.
“Além de defraudar o SNS (obtendo uma comparticipação indevida), os medicamentos em causa poderão estar a ser desviados do mercado nacional, provocando situações de escassez, assim se prejudicando duplamente os utentes e os contribuintes”, acrescenta o documento."
Sem comparação com o que acontece em vários modelos de gestão não é possível chegar a estas fraudes. Enquanto a ANF serviu de intermediária entre a maioria das farmácias e o estado contam-se pelos dedos as fraudes deste tipo detectadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário