quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Reduzir o número de camas hospitalares

Se olharem para um hospital verificarão que é constituído, essencialmente, por dois blocos distintos. No r/c e no 1º andar funciona o "plateau" técnico, para cima ou para os lados encontramos o serviço de hotelaria.
No plateau técnico exerce-se medicina, cirurgia , análises, exames...na hotelaria, fornecem-se dormidas e refeições. Há muito tempo que nos países evoluídos se reduzem os dias de internamento praticando o chamado "ambulatório". Os doentes são operados, entrando na véspera da cirurgia e saindo no dia seguinte .
Libertam-se assim, meios para serem concentrados no "plateau técnico" com as vantagens inerentes. Há vinte anos atrás a rotação média das camas pretendida era de cinco dias. Com a introdução intensiva do ambulatório esta média tende a baixar significativamente.
Se se baixar um dia que seja isso corresponde a centenas de milhares de dias poupados em todo o Serviço Nacional de Saúde. O que é igual a milhões de euros não desperdiçados.
Claro que as situações clínicas é que determinam o número de dias que cada doente deve permanecer acamado.
Mas que fique claro que a medicina em ambulatório é há muito praticada com todas as garantias de segurança para o doente!

Sem comentários:

Enviar um comentário