quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

SILICON VALLEY: O QUE PORTUGAL PRECISAVA


SILICON VALLEY na California, região na qual está situado um conjunto de empresas implantadas a partir de 1950, com o objetivo de gerar inovações científicas e tecnológicas, destacando-se na produção de chips, electrónica e informática. 









Foram as empresas nascidas no Silicon Valley que forneceram transmissores para mísseis e circuitos integrados para os computadores que guiaram as naves Apollo.



A industrialização dessa região teve início nos anos 90, mas o impulso para o seu desenvolvimento deu-se com a Guerra Fria e a 2.ª Grande Guerra, sobretudo face à necessidade de descoberta de novas armas.


Muitas empresas que hoje estão entre as maiores do mundo foram geradas e desenvolvidas na região: Apple, Google, Facebook, Nvidia, Symantec, eBay, Yahoo, HP, Microsoft, entre outros.
Fora dos Estados Unidos, destaca-se em Israel o Silicon Wadi, a segunda maior aglomeração de indústrias de tecnologia do país.
                                         
Depois das empresas de semicondutores, o Silicon Valley foi palco de outras ondas tecnológicas, com empresas de computadores, equipamentos de telecomunicações, software e internet. A onda actual é a das empresas apostadas em desenvolver à distância relações sociais, com empresas como Facebook, LinkedIn e Twitter.

A região de Cambridge, na Inglaterra, que concentra empresas de alta tecnologia que saíram da universidade tem o apelido de Silicon Fen.
No Brasil, a cidade mineira de Santa Rita do Sapucaí, com as empresas de tecnologia surgidas à volta do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), recebeu o apelido de Vale da Eletrónica.

E Portugal?

Seria replicável um Silicon Valley por cá? Seria desejável?
Acho que o Silicon Valley só tem o êxito que tem na California, uma vez que para mim, o Valley é sobretudo uma cultura, uma mentalidade e Portugal não a tem. Pelo menos, ainda....
Primeiro que ter um Silicon Valley há que mudar a estrutura deste país, a sua raíz económica, a sua mentalidade: mais empreendedorismo, mais iniciativa própria, mais esforço individual, mais risco, mais estudo, mais aposta na formação superior de topo, menos subsídios do Estado.
Aí sim, estaremos prontos para um Silicon Valley.

1 comentário: