domingo, 23 de dezembro de 2012

Custa-nos 40% a "ajuda"

Nesta entrevista há muita coisa importante. Há alternativas, medidas mais razoáveis. A verdade é que dos 78 mil milhões que recebemos de ajuda devolvemos 34 mil milhões. É de amigo!
Em entrevista à TSF, o coordenador deste Observatório, o economista Artur Baptista da Silva, revela as preocupações das Nações Unidas com o avanço da pobreza neste ponto do globo, e avança com uma saída para a crise.
Artur Baptista da Silva afirma que há uma fatia de 41% da dívida soberana portuguesa que foi contraída apenas para que o país, desde 1986, pudesse beneficiar dos fundos estruturais da União Europeia.
Portugal está a pagar juros altos por esse crédito e as Nações Unidas defendem que o Governo deve exigir novas condições.
Esta é a principal sugestão de um relatório que já foi entregue a todos os órgãos de soberania e aos parceiros sociais.
Artur Baptista da Silva considera ainda que, perante os efeitos do programa de ajustamento, Portugal tem todo o direito a exigir uma renegociação do memorando de entendimento.
Nas contas destes economistas das Nações Unidas, os juros que Portugal vai pagar pelos 78 mil milhões de euros do resgate são incomportáveis. Artur Baptista da Silva fala mesmo em «agiotagem».

Sem comentários:

Enviar um comentário