segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

O ensino holandês

.
Acerca da polemica que se instalou em Portugal, devido ao ensino obrigatório e a forma como estado financia o mesmo, lembrei-me de partilhar com vocês  esta matéria está implantada na holanda.

O ensino na holanda é encarado de forma diferente, uma vez que aqui o estado não é responsável por ele mas sim um facilitador de acesso ao mesmo.

Em 1848, 35 anos depois de a holanda se ter tornado o reino dos países baixos, foi promulgada uma Constituição, na qual, entre outras, foi consagrada a liberdade de ensinar. Esse mesmo pensamento político liberal conduziu, simultaneamente, a que o governo deixasse de ocupar um lugar de administração e de direcção das escolas. Na Holanda nunca existiu um monopólio escolar ou uma pedagogia do estado. As escolas públicas foram, e são ainda, totalmente comparticipadas pelo governo, mas na maioria geridas por organizações particulares. Constitucionalmente, a liberdade do ensino tornou-se um direito social. Neste momento cerca de 75% das escolas holandesas existentes foram fundadas por associações ou fundações particulares, em regra geral de orientação protestante ou católica.


Qualquer pai tem a liberdade de poder matricular os filhos na escola que achar mais conveniente, isto evita a concentração de grupos problemáticos num só estabelecimento de ensino, o que faz com que normalmente os problemas de aprendizagem e disciplina sejam mais facilmente controlados, e evita também, na minha opinião, o medo de muitos pais de discordarem de alguma posição do corpo docente ou mesmo do método pedagógico utilizado, pois tem sempre a alternativa da mudança rápida e aceite de escola.

Se não existem problemas na área educativa na holanda? Claro que existem, mas são bem mais simples de resolver pois o poder está na sala ao fundo do corredor…

E como me diziam no dia em que inscrevi a minha filha na escola, o ensino nunca seria verdadeiramente isento e livre, se fosse um partido politico a decidir o que fazer com ele e a alterá-lo sempre que o parlamento muda de cor… Quando ouvi esta frase, senti-me em Portugal.

1 comentário:

  1. Isto é tão óbvio que apetece perguntar se alguém acredita que somos nós pobres e incultos quem tem razão.É claro que a Holanda está nos lugares da frente nos rankings mundiais

    ResponderEliminar