sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Acerca da redução das camas hospitalares

Como se disse aqui, a redução do número de camas hospitalares tem que ver com o aumento do "ambulatório". Tratamentos que são feitos sem  ou com apenas um ou dois dias de internamento. "Aumentando a rotação das camas" o número de doentes que é tratado é maior .
Mas a questão é bem mais vasta . Ouçamos Daniel Sulmasy, assessor na Comissão de Saúde que aconselha o Presidente Obama.
"A palavra racionamento é ambígua ...no caso é racionalizar...fazer medicina racional é não dar um medicamento que o doente não precisa...aponta para um juízo colectivo sobre os limites que devem ser impostos nos cuidados de saúde para benefício da sociedade. Tem de ter um efeito redistributivo com o sentido de maior número de recursos para todos".
" É ético racionalizar e é ético racionar, mas no caso do racionamento tem sempre de haver justificação num bem maior, no sentido da solidariedade e bem comum"
"Racionar ( segundo Hipócrates ) é reconhecer que a medicina chegou aos seus limites e recomendar que um doente não  seja tratado com medicamentos que só vão prolongar o sofrimento e têm muito pouca possibilidade de ajudar"
"" Há uma diferença entre matar um doente e deixá-lo morrer. Ao deixá-lo morrer, o doente recusa o tratamento que o mantém vivo, mas a causa da morte é a doença."
" Mas por exemplo é racional termos tomografias por emissão de protões( PET) que são extremamente caros e não há nenhuma evidência que alguma vez tenham salvo uma vida ?Mas ainda assim o mais importante é combater o desperdício, há muito dinheiro mal gasto na saúde. São gastos milhões de dólares em exames inúteis. Análises feitas sem que haja qualquer queixa""

Sem comentários:

Enviar um comentário