segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Um modelo não estatista da gestão escolar - As Charters Schools

A tendência de introduzir nos serviços publicos de educação novos modelos de gestão, acentuaram-se desde os anos 90, particularmente nos Estados Unidos e na Europa, com particular relevo para a Suécia. No caso falamos das Charter Schools.
As charter schools são escolas públicas de gestão privada com autonomia curricular e pedagógica sujeitas a um apertado sistema de prestação de contas e avaliação de desempenho centrado na evolução dos resultados dos alunos em provas externas. A direção executiva da Charter School tem liberdade e autonomia para encontrar as estratégias mais adequadas à melhoria dos resultados mas tem de mostrar que o impacto dessas estratégias é positivo sob pena de perder a licença."
"Cada charter school tem liberdade para desenhar o modelo de gestão e administração. Há charter schools que são dirigidas por um grupo de professores, outras são administradas por um grupo de professores e pais e ainda há algumas que têm uma gestão empresarial."
Portugal tem que caminhar rapidamente para a introdução de vários modelos de gestão das escolas por forma a fomentar a concorrência,  a transparência e a Qualidade! 

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