sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

A livre escolha da escola pelas famílias

Aqui no Profblog pode ler o texto completo. No Texas há um sistema simples, sem custos adicionais e sem burocracias. Todas as escolas recebem o mesmo. 60% do custo médio. Sejam públicas ou privadas. E os pais escolhem a escola para os seus filhos.
"O Texas introduziu um sistema de livre escolha das escolas que é o mais simples e o mais eficaz dos EUA. Sem intermediários, sem agências do Estado, sem limites. Os pais têm a liberdade de escolher a escola e o Estado paga a propina até 60% do custo médio anual dos alunos nas escolas estatais. Sejam pobres, remediados ou ricos. Seja a escola estatal ou privada.""
Os críticos da livre escolha acusam os privados de fazerem concorrência às escolas estatais. A acusação tem fundamento. Os pais dos alunos preferem enviar os filhos para escolas privadas sempre que tal lhes é possível. É por isso que as escolas estatais perdem alunos sempre que têm por perto colégios com contratos de associação. As escolas estatais têm uma forma de lidar com esta situação: ofereçam um serviço educativo melhor do que os colégios com contrato de associação.
Regra geral, os pais querem a melhor educação possível para os filhos. Os professores que são pais sabem o que isso significa. A livre escolha é apenas isso: permitir que os pais escolham a melhor escola para os filhos, independentemente de quem seja o seu proprietário. Sem que sejam os burocratas do Estado a dizer-lhes que têm de colocar os filhos na escola estatal mais perto da residência."
É só o direito de escolha da escola pelas famílias!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário