sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

O banco do livro escolar do "nosso" Henrique Trigueiros Cunha


O Banco do Livro é um sucesso!
...
Em 15 dias os 24 bancos do Livro permitiram que mais de 10.000 livros mudassem de mãos sem que ninguém gastasse nem 1 euro....
E agora?...
O que pode fazer cada um de nós para que esta ideia seja consequente e cumpra o seu objectivo de promover a reutilização dos manuais escolares em todas as escolas do País?...
Como posso eu contribuir para que no próximo ano muitos mais livros troquem de mãos gratuitamente?...
1 - Eu posso ensinar os meus filhos a preservar os seus livros para que outros alunos os possam usar nos anos seguintes. Se todos os Pais ensinarem isto aos seus filhos é mais provavel que no próximo ano os meus filhos consigam encontrar livros grátis e em bom estado....
2 - O representante da Associação de Pais da escola dos meus filhos pode organizar dentro da escola iniciativas de recolha e entrega de livros no final do ano lectivo. Eu pago mensalmente a quota da Associação de Pais pelo que me parece bem que esta defenda os meus interesses....
3 - O Director da escola dos meus filhos pode usar um critério mais conservador na adopção dos manuais preferindo edições compatíveis com os livros que já circulam entre os alunos da sua escola. A escola que ensina os meus filhos a reciclar e separar o lixo também tem que os ensinar a reutilizar os livros escolares!...
4 - O Presidente da Câmara da minha cidade pode usar da sua influência junto do respectivo parque escolar de forma a que todas as escolas adoptem os mesmos manuais escolares promovendo dessa forma a sua reutilização. Desta forma não haverá necessidade de aumentar todos os anos as dívidas da Autarquia para oferecer livros novos a todas as crianças....
5 - O Deputado que me representa na Assembleia da República pode pôr à discussão o tema da reutilização dos manuais escolares e propor uma mudança da actual lei que, sendo totalmente permissiva, permite que a cada ano eu seja confrontado com uma factura de centenas de euros para que os meus filhos prossigam o ensino obrigatório. Se há um assunto em que todos os Portugueses estão de acordo é este e os eleitos têm o dever de defender o intersse de quem os elegeu....
6 - O Primeiro Ministro do meu País pode propôr a mudança da Lei que regula os Livros escolares promovendo a sua reutilização e assim reduzir substancialmente o valor pago cada ano pelo Estado Português para oferecer livros a quem não os pode comprar. Acabar com este encargo absurdo e digno de um País de terceiro mundo só lhe fica bem e este será um corte no orçamento que Portugueses de todas as cores políticas aplaudirão....
7 - O Presidente da República pode dedicar um dos seus dias de atenção mediática para falar sobre este tema e, porque não, também falar da sua experiência pessoal de aluno com poucos recursos. ...
É fácil, grátis e poupa muitos recursos naturais e financeiros ao País!
E não é preciso inventar nada para mudar a Lei.
Basta escolher um qualquer País da Europa e seguir-lhe o exemplo....
Eu cumprirei a minha parte mantendo o Banco do Livro do Porto aberto todos os dias do ano e fomentando a abertura de Bancos do Livro em todas as cidades até que todas as escolas promovam dentro das suas instalações a reutilização dos manuais escolares. Só quando isso acontecer darei esta missão por cumprida....
Obrigado por partilhar esta mensagem!

Sem comentários:

Enviar um comentário