domingo, 2 de dezembro de 2012

Israel e Palestina - dois estados

No dia 29 de Novembro de 1947 o Estado de Israel foi criado por uma guerra; em 29 de Novembro de 2012 o estado da Palestina poderá nascer da paz. Hoje a Palestina ganha o estatuto de "observador", no dia em que há 65 anos nasceu o estado de Israel. Dois estados independentes. Com a elevação da Palestina ao estatuto de "não membro" na ONU fica reconhecido, tacitamente, o estado de Israel pelos Palestinianos. Um dia histórico.
Entretanto, não passaram dois dias e Israel já está ao ataque agora não com armas mas com os colonatos, três mil de uma só vez.  Claro que isto vai ter resposta reiniciando-se o circulo infernal.
Os US exigem que se volte à mesa das negociações directas entre Israel e Palestinianos, tendo votado contra o estatuto de "observador" da palestina na ONU, não quer deixar que o assunto seja partilhado por mais de cento e noventa estados representados . O controlo é mais dificil.
Mas tudo indica que os dois povos estão condenados a entenderem-se. Dois estados independentes e vizinhos, não há outra forma de resolver a questão. Não é crível que se deite o povo palestino ao mar nem que os Judeus voltem para os fornos.


Sem comentários:

Enviar um comentário